Dia da Independência do Brasil

Foi em 7 de Setembro de 1822 que D.Pedro I iniciou a nossa trajetória como uma nação independente, rompendo laços com Portugal ao dar o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Como comemoração desse tal feito, atualmente é considerado um feriado nacional.
Além da Independência do Brasil ter sido um resultado do desgaste entre os colonos brasileiros com Portugal, tudo começou com a vinda da família da família real para o Brasil, por ter promovido modernização, desenvolvimento econômico, florescimento cultural e artístico e ter realizado várias medidas, como:
- Abertura dos Portos (1808): Tivemos abertura dos portos, pois antes no Brasil só era possível fazer comércio com Portugal (o famoso pacto colonial);
- Elevação do Brasil à condição de reino (1815): Com isso, o Brasil deixou de ser colônia e foi elevado à categoria de reino;
Esses foi alguns dos fatores que impulsionaram a independência do Brasil.
Vale ressaltar que o processo de independência não foi pacífico, já que houveram resistências que resultaram em batalhas principalmente na Bahia, Pará e Cisplatina (atual Uruguai). Além disso, apesar de a independência ter sido em 1822, Portugal foi reconhecer ela somente em 1824, depois que os ingleses mediaram um acordo entre brasileiros e portugueses. O Brasil, como nação independente, organizou-se como uma monarquia e d. Pedro foi coroado como imperador do Brasil. Assim, a partir de 1822, ele começou a ser de d. Pedro I.
D.Pedro I
Fontes: Link1 / Link2
7 de Setembro de 2020
Gazeta Policial - Mais que qualidade e inovação!
ismarfi
Assinar:
Postar comentários (Atom)
com isso aumenta a chance de entrar para o usuário destaque como um usuário ativo no fã site e ganhar pontos para prêmios em Raros!
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.